segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Entre os dias 14 e 23 de janeiro de 2011 aconteceu no Rio de Janeiro a 13ª edição do Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE e a  7ª edição da Bienal também organizada pela UNE .


O tema central em debate no 13o. CONEB da UNE foi a elaboração de contribuições ao Plano Nacional de Educação, com o conjunto de metas que deverá guiar a Educação Brasileira de 2011 até 2020. Durante o encontro, Centros e diretórios acadêmicos de todo o país deliberaram sobre os próximos passos do movimento estudantil nas universidades brasileiras. 
 
O CAMU representando o curso de Música da Universidade Estadual de Londrina marcou sua presença neste grande ato da democracia brasileira. Como representantes tivemos Eddy W. Ieger (delegado), Maria Carolina Thomé  e Camila Rios do Amaral (suplentes).

Baixe em PDF os documentos aprovados durante a plenária final, realizada na segunda-feira (17):



Nesta esta edição da Bienal foi abordado o tema “Brasil no estandarte, o samba é meu combate”. Ao longo de 11 anos, as bienais já pautaram a herança africana na cultura do país, os vínculos do Brasil com a América Latina, a cultura popular e as raízes de formação do povo brasileiro. A 7ª Bienal representa um amadurecido trajeto em busca dessa compreensão privilegiando o samba como elemento icônico da brasilidade, buscando, para além da sua história musical, entender como se apresenta nas dimensões sociais, críticas e estéticas da nação.
Contou com a presença de grandes nomes da música brasileira, tais como, Beth Carvalho, Marcelo D2, Cacique de Ramos e Tantinho da Mangueira, Leci Brandão, Moacyr Luz, Rappin Hood, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Elza Soares, Farofa Carioca, Aline Calixto entre outros.

O festival propõe um olhar sobre o samba que ultrapasse sua imagem puramente festiva ou carnavalesca. Inspira-se no gênero musical tido como uma marca de trocas sociais, uma possibilidade autêntica de valorização da brasilidade, o estilo de vida, os lugares e os personagens que fazem do samba o seu relato mais íntimo do dia-a-dia e a sua manifestação maior de combate. Muito mais do que música, samba é o jeito de viver, gingar, pensar e decidir do povo brasileiro.

Para nós do CAMU foi uma ótima maneira de começarmos nossa jornada de trabalho para este ano de 2011, além de conhecermos a tão famosa Cidade Maravilhosa tivemos contato com Centros Acadêmicos de todo o Brasil, onde conhecemos experiências, discutimos novas ideias e trocamos contato que poderão dar grandes frutos. Uma experiência indescritível com um fino prato musical. 


 Saiba mais sobre os eventos acessando UNE e Bienal

Um comentário:

  1. Olhem o que chegou para mim hoje:


    "Seminário Academia e o Samba - Um Encontro de Culturas", no Senac de São Paulo. Se tiver alguém aqui em SP, vale a pena dar uma olhada, o evento é gratuito.

    http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.ContentEventDataServer18,selectEvent&template=946.dwt&event=841

    bjo, sandra parra.

    ResponderExcluir